Quando somos crianças, nosso sonho é crescer. A idade adulta chega e, junto, o desespero: “o que eu quero para o meu futuro?”. Então, você encontra aquilo que faz seu coração bater mais forte.
A faculdade acaba, e você precisa achar um emprego, mas nem sempre isso é fácil, não é? Por isso, vamos te fornecer dicas sobre como conseguir um emprego depois de terminar a sua faculdade.
Vem com a gente!
A taxa de desemprego de Portugal passou de 6,8% - que foi registrado no final do ano passado, em 2020 – para 7,2%. Então, saiba como se destacar no mercado e ser escolhido para viver daquilo que você ama.
O curriculum vitae, também conhecido como CV, deve estar sempre atualizado. Além disso, precisa ter uma estética amigável e ser bastante apresentável para chamar a atenção dos headhunters. Mantenha-se objetivo nas descrições e não adicione foto se não for solicitado.
As informações pessoais necessárias são:
A sua idade ou a data de nascimento é opcional, e não se esqueça sempre de analisar antes os nomes que estão sendo usados nos endereços eletrônicos para contato e das redes sociais – o ideal é que seja apenas seu nome real, sem outras informações, a fim de passar profissionalismo ao avaliador.
Você também precisa especificar a sua área de atuação, de maneira simples e bem definida. Descreva sua formação de forma sucinta, incluindo seus cursos de graduação e pós-graduação – sempre do mais recente para o mais antigo.
É sempre bom colocar a modalidade e o título do curso, a instituição e o local em que se realiza e o período de duração (concluído ou em andamento).
Em poucas palavras, faça um resumo sobre suas principais qualificações – descreva o que você faz em cada área de atuação. Escolha as mais relacionados com a empresa e a vaga que está concorrendo.
Agora, você pode caprichar! Chegou a hora de contar a sua experiência profissional – adicione aquelas mais atuais e relevantes. A ordem é sempre das mais recentes para as mais antigas. Você deve constar o nome da empresa em que trabalhou/trabalha, assim como o período de duração, com uma rápida descrição da empresa, seu último cargo/função com a descrição das atividades realizadas.
Menos é mais, lembre-se disso!
Já faz tempo que a especialização em alguma área começou a ser fundamental, então, não hesite em fazer uma – ou mais. As empresas querem, cada dia que passa, profissionais que possam lidar com precisão as complexidades de uma situação. Adquira habilidades e conhecimentos diferenciados.
Invista em cursos de qualificação, presenciais ou online, e mestrado. Procure sempre adquirir experiências e agregar valor ao seu currículo.
Hoje em dia, tudo é internet! Então, por que não usar isso a seu favor?
O LinkedIn foi lançado em 2003 e é uma rede social voltada para negócios. Essa plataforma ajuda profissionais e empresas a anunciarem vagas e a procurarem empregos, aumentando sua rede de contatos – já são mais de 750 milhões de usuários.
O Facebook também pode ser parceiro, através de grupos criados para a divulgação de vagas em diversas áreas de atuação.
Mantenha seus perfis atualizados e com aparência profissional sempre!
Busque e tente manter contato com profissionais da sua área. Dessa forma, você tem mais acesso às novas oportunidades e a possibilidade de se destacar no mercado de trabalho, através do seu marketing pessoal. Aumente, também, suas chances de conquistar um emprego sempre que possível, participando de palestras e de eventos corporativos.